Na terceira etapa, em Xangai, Romulo Silveira ignorou o grid invertido e venceu com sobras, quebrando a sequência de vitórias de Leonardo Lopes que terminou em terceiro, Adriano Freitas foi o segundo colocado.
por Felipe Granado
O Circuito
Este é um dos mais novos circuitos da Fórmula 1, construído em 2003/2004 na cidade de Xangai, na China continental. Existem dois trechos de retas, onde a velocidade é mais alta, separados por fortes curvas e um mais forte ainda. Nesses 5.451 metros, o que mais preocupou durante toda a semana foram o desgaste excessivo de pneus, principalmente o dianteiro esquerdo, o que obrigou as equipes trabalharem intensamente em busca do equilíbrio ideal.
Classificação
Na tomada de tempo, apenas os pilotos que não pontuaram na Malásia foram para a pista e a pole foi do Rodrigo Figueira, seguido do estreante Jean Oliveira, Marcelo de Barros, também estrando foi o terceiro. Só esses três marcaram tempo na pole. Confira o grid completo com a inversão do resultado anterior:
1º Rodrigo Figueira (Dams)
2º Jean Oliveira (Air Asia)
3º Marcelo de Barros (Rapax)
4º Alex Gomes (Supernova)
5º Paulo Houdini (Carlin)
6º Cesar Cortez (Carlin)
7º Shakinho (Trident)
8º Adriano Freitas (Lotus Art)
9º Romulo Silveira (Dams)
10º Leonardo Lopes (Lotus Art)
Corrida
Figueira larga bem e mantém a ponta, Jean quase perde o segundo lugar para o Alex Gomes mas recupera ainda na reta. Os 2 carros da Carlin erram na mesma curva e Lopes, Freitas, Shakinho e Romulo herdam suas posições. Marcelo de Barros larga mal e perde várias posições. Ao fim da primeira volta estava assim: R. Figueira, A. Gomes, J. Oliveira, L. Lopes, A. Freitas, Shakinho, R. Silveira, M. de Barros, C. Cortez e P. Houdini.
Logo em seguida, na freada do grampo, Jean toca em Shakinho, que estava com ação de ultrapassagem. Shakino leva a pior e cai pra 9º, Romulo também rodou por conta do toque. Na curva seguinte Gomes bate na tentativa de se defender de Freitas, bate no muro e é obrigado a ir para os boxes. Barros e Shakinho travam um ótimo duelo pela 5ª posição. Na quarta voltaFigueira destraciona na reta dos boxes e perde a liderança para Freitas, e também o segundo para Silveira e se coloca entre Silveira e Lopes, o que foi muito bom para Romulo que pode abrir vantagem em cima do rival.
Nessa altura o grid invertido já tinha ido para o espaço. No fim da quinta volta estava nessa ordem: Freitas, Silveira, Figueira e Lopes, Barros, Shakinho, Oliveira, Cortez, Houdini e Gomes (com 1 pit). Lopes e Figueiram se degladiam pela 4ª posição e o grampo faz uma nova vítima: Freitas pisa na zebra e perde a liderança para Romulo que não a perde até a vitória.
A janela de pits abre na volta 13 com Jean Oliveira e Cesar Cortez, todos fazem seus pits até a volta 17, Lopes mostrou que sabe economizar e parou na 18.
A corrida segue sem muitas mudanças até a última volta, quando Figueira roda achando que já tinha terminado a corrida por causa do tempo e perde a 4ª posição para Barros. Romulo vence com folga para Freitas, Lopes fecha o pódio.
“Essa corrida foi vencida por quem andou mais rápido durante toda a semana, mereceu.” Comenta Felipe Granado, ausente por motivos maiores. Esse resultado embola o campeonato que desembarca no Bahrein com quase todos com chances de ser campeão e além disso, chegar a F1.
O GP do Bahrein acontecerá no dia 22 de abril a partir das 14:00H de Brasília.
F1 Brazuca
Amizade, diversão e profissionalismo.

0 comentários:
Postar um comentário